quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Tecnologia, Educação e a Criança

A tecnologia está cada vez mais presente na vida das crianças e adolescentes. Estes estão cada vez mais cedo fazendo uso de tais artifícios, seja para se comunicar, divertirem ou servir de suporte para os estudos.

A ciência e a tecnologia são parte essencial do mundo atual. O cotidiano de todos os cidadãos está permeado pela ciência e pela tecnologia. Viver plenamente na realidade atual é estar alfabetizado cientificamente. Assumir-se como cidadão no novo milênio exige o domínio dos conhecimentos e dos processos da ciência e da tecnologia. Cada vez mais têm sido criados espaços para essa alfabetização. Os museus interativos são uma dessas formas, capazes que são de introduzir as crianças desde sua mais tenra idade à ciência, criando, ao mesmo tempo, condições também de atualizar os adultos no mundo científico e tecnológico. Contribuir com a educação científica da população tornando a ciência e a tecnologia melhor conhecidas por meio da organização, manutenção e acompanhamento de exposições, demonstrações, experimentos e exposições itinerantes, é um dos objetivos principais do Museu de Ciências e Tecnologia.

Isso se associa de modo muito estreito com a melhoria da educação científica nas escolas. Ainda que os museus não devam ser vistos como concorrentes da escola, eles podem complementar a educação que aí se efetiva. Constituem um espaço não-formal, capaz de assumir algumas funções educativas que a escola tem tido dificuldade de concretizar.
Contribuir com a educação científica da população tornando a ciência e a tecnologia melhor conhecidas por meio da organização, manutenção e acompanhamento de exposições, demonstrações, experimentos e exposições itinerantes, é um dos objetivos principais do Museu de Ciências e Tecnologia. Isso se associa de modo muito estreito com a melhoria da educação científica nas escolas. Ainda que os museus não devam ser vistos como concorrentes da escola, eles podem complementar a educação que aí se efetiva. Constituem um espaço não-formal, capaz de assumir algumas funções educativas que a escola tem tido dificuldade de concretizar.

A escola atual necessita educar pela ciência. Isso significa construir a competência formal e política, base da cidadania consciente e participativa. Nesse sentido a ciência necessita ser levada a crianças, jovens e adultos como um processo de aprender a aprender, aprender a solucionar problemas, aprender a questionar a realidade e envolver-se na sua reconstrução. Não é tanto o conhecimento acabado que importa adquirir; é muito mais importante adquirir habilidades de construir o conhecimento, a capacidade de reconstruir permanentemente o já construído. Isto é uma forma de assumir-se como sujeito de suas próprias ações, característica de cidadãos autônomos e participativos.
 

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