domingo, 23 de outubro de 2011

O PODER DO EQUILIBRIO

Muitas pessoas imaginam que o treinamento do Core, é nada mais que um simples abdominal. Na veradde é ai que mora o problema, o preconceito ao redor dos treinamentos e a velha mentalidade do mais peso é melhor.
O treinamento voltado para o desenvolvimento do core, busca trabalhar as musculaturas mais internas abdominais, que são as responsáveis por estabilizar e proteger a coluna. o contrario do usual onde se visa o treino da musculatura superficial, para tentar alcançar os padroes esteticos da sociedade.

Mas como melhorar a estabilidade da coluna? Simples, trabalhando em desequilíbrio. Mas ai mora outro problema, não é estar simplesmente desequilibrado, existe uma série de movimentos de segurança para a coluna, então não é simplesmente soltar o corpo em uma superfície instável e começar a se exercitar.
O treinamento em desequibilíbrio é muito rico,  podendo ser trabalhado em suspensão ( TRX e outras), com superfícies instáveis(bosu, dina disc), com materiais que gerem desequilíbrio(bola suiça, medicine ball), com trabalho unilateral ou simplesmente mudando o apoio do corpo no solo.
O melhor de tudo é que esse trabalho além de proteger sua coluna, tende a ser um trabalho de fortalecimento articular com alto gasto calórico(ótimo para quem quer emagrecer).
O problema é que por questões de segurança as pessoas devem ser orientadas corretamente, algumas dicas:
-Realize os movimentos mais instáveis primeiros.
-Procure o movimento perfeito, posteriormente carga.
-Tenha em mente todos os benefícios.
-Qualidade antes de volume.
Comece hoje a receber todos esses benefício, inclua ao menos 1 movimento instável no seu treinamento. Mesmo o pessoal que treina mais pesado vai conseguir “sentir” a musculatura sendo trabalhada! Bons treinos.








fonte:http://ricardowesley.wordpress.com/category/hipertrofia/page/15/

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Treino funcional na terceira idade

O envelhecimento é um fenômeno natural, e está habitualmente ligado a perda de força, queda da resistência, diminuição da coordenação e principalmente perda do domínio corporal. O conforto da vida moderna contribui com tudo isto,  sem contar a maturação física que, com o passar do tempo, impede que movimentos que antes eram corriqueiros passem a ser mais difíceis e menos explorados .
A boa notícia é que o treinamento funcional pode ser um verdadeiro parceiro dos idosos, pois visa desenvolver as qualidades físicas e movimentos básicos necessários no dia a dia como força, resistência, equilíbrio, os atos de sentar e levantar, andar, correr, carregar, empurrar, puxar, etc. Mais do que ajudar quem está na terceira idade a manter a forma, o treino funcional é saúde e contribui para que quem esteja nesta fase seja capaz de realizar as atividades físicas que sempre realizou.


Esta modalidade de treino diminui o risco de lesões, além de dar um preparo extra para o idoso subir escadas, se abaixar com facilidade, ou simplesmente jogar futebol com os amigos no final de semana. Desta forma, os praticantes de treinos funcionais se tornam capazes de manter suas rotinas tradicionais, desenvolvendo as atividades que sempre praticavam, mas com o chegar da idade sentiam dificuldade e, portanto, percebem grande melhora na sua qualidade de vida.

domingo, 2 de outubro de 2011

NÃO PERCA MUITO TEMPO TREINANDO ABDOMINAIS NO CHÃO DE FORMA TRADICIONAL

Muitos profissionais vendem uma idéia irreal sobre os efeitos dos exercicios abdominais, alegando que o mesmo será responsável pela redução da gordura da região, mas na verdade o gasto calórico deste exercício é muito baixo.  O principal objetivo dos abdominais  é estabilizar o CORE (músculos do abdome e lombar), o que ocorre quando estamos de pé, abaixando-se, girando, levantando etc.. então faz mais sentido passar mais tempo treinando seu abdome nessas posições. Certos exercícios, como pontes  são mais efetivos em constituir um CORE estável, são comumente realizados no chão, mas não no estilo tradicional.
Além disso, treinar o CORE de forma rotativa e em planos múltiplos fará maravilhas para a sua força funcional e estabilidade.
Torne o seu treino FUNCIONAL, que  tenha uma função para o seu dia-a-dia e não infuncional, como  vemos nas academias máquina que trabalham uma musculatura isolada,  resultando em uma força disfuncional.